Eu já o conhecia pela Internet há algum tempo, mas na semana passada tive a honra de conhecer pessoalmente o amigo Marcelo Fernandes, o nobre santista que reside desde 1996 no Grão-Ducado de Luxemburgo, pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha.
Marcelo Fernandes é natural de Osasco-SP. E foi lá que acompanhado do meu amigo Alex Santos encontramos com o nobre santista de Luxemburgo à convite do mesmo, que estava em férias no Brasil.
Quem também esteve conosco foi meu amigo Wanderley Frare, membro do grupo de literatura e preservação da memória do futebol do qual também faço parte, ele reside em Osasco-SP e é amigo de longa data do Marcelo Fernandes.
Colecionador e pesquisador do Santos, Marcelo Fernandes possui um dos mais belos e completo acervo do qual já tomei conhecimento.
No seu acervo há uma coleção completa da famosa Revista Placar, revistas Gazeta Esportiva de 1963 a 1967, muitos livros, mais de 3.000 jogos de futebol gravados e mais de 1.000 revistas e jornais que retratam o glorioso Santos Futebol Clube.
Fiquei realmente muito impressionado com o acervo do Marcelo Fernandes e olha que segundo ele, o que eu vi foi pouco, pois seu acervo esta geograficamente distribuindo em Osasco-SP (onde morava), Praia Grande-SP (onde tem familiares) e Luxemburgo na Europa (onde mora).
Marcelo Fernandes começou montar seu acervo em 1987, alguns documentos incorporados ao “Dossiê pela Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959” vieram dos arquivos dele, ou seja, uma contribuição fundamental para o resgate da história do futebol brasileiro.
Em breve o Marcelo Fernandes apresentará uma grande novidade, não tenho autorização para detalhar, mas adianto e garanto que vai agradar toda a nação santista!
O Blog DNA Santástico, na figura de seu mantenedor Edmar Junior, agradece ao Marcelo Fernandes pelo convite e parabeniza-lhe pela dedicação e importante trabalho de preservação e perpetuação da história do glorioso Santos Futebol Clube.