Faleceu na madrugada de hoje o jornalista Joelmir Beting em decorrência de um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE), que aconteceu neste último final de semana.
O jornalista muito conceituado por seu trabalho na área econômica, também foi o criador da placa como forma de homenagem em virtude de um belíssimo gol, isto aconteceu após uma partida em que o Peixe venceu o Fluminense por 3 a 1, no Maracanã em 1961.
Pelé marcou dois gols e um deles foi tão belo que Joelmir Beting – apesar de palmeirense – fez uma placa com recursos próprios e em seu nome e também do jornal onde trabalhava ( “O Esporte”) homenageou o Rei do Futebol. A placa de bronze foi fixada no Maracanã, desde então, todo gol considerado incrível passou a ser denominado com a expressão “gol de placa”.
Saiba mais sobre joelmir beting:
Joelmir Beting nasceu em Tambaú, interior de São Paulo, em 21 de dezembro de 1936. Em 1957, começou a estudar sociologia na Universidade de São Paulo (USP) para fazer carreira no jornalismo. Em 1957, iniciou carreira na editoria de esportes. Trabalhou nos jornais “O Esporte” e “Diário Popular” e também na rádio Panamericana, que posteriormente virou Jovem Pan.
Em 1962, sociólogo formado, trocou o jornalismo esportivo pelo econômico. Em 1968, virou editor de economia do jornal “Folha de S.Paulo”. Em 1970, lançou sua coluna diária, que foi publicada durante anos por uma centena de jornais brasileiros, com o timbre da Agência Estado.
Em 1991, o profissional iniciou nova fase no jornal “O Estado de S.Paulo”. A coluna foi mantida até 30 de janeiro de 2004. No mesmo ano que ela foi lançada, em 1970, Joelmir também começou a passar informações diárias sobre economia nas rádios Bandeirantes, CBN, Jovem Pan e Gazeta e nas redes de TV Bandeirantes, Gazeta, Record e Globo, até 2003.
Em março de 2004 voltou ao grupo Bandeirantes. Permaneceu até hoje como comentarista econômico nas rádios Band News FM e Bandeirantes, e também do Jornal da Band, na TV. Também era um dos âncoras do programa de entrevistas “Canal Livre”. Na Rede Globo, trabalhou por 18 anos.
Ele escreveu ainda dois livros: “Na prática a teoria é outra” e “Os juros subversivos”.
Joelmir Beting deixa dois filhos: o publicitário Gianfranco e o jornalista esportivo Mauro.
Fonte: G1
—–//—–
Por ora, é só! Deixe seu comentário e até o próximo post!
Edmar Junior
[twitter-follow screen_name=’edmar_junior’ show_count=’yes’]