Instalado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga, em Santos) o relógio que teve como missão inicial marcar a contagem regressiva para o dia do Centenário do Santos (14/04) e posteriormente passou a apresentar a contagem de gols do time mais artilheiro da história do futebol foi apedrejado por vândalos no início deste mês.
O relógio, que além de registrar a contagem regressiva para o dia do Centenário e posteriormente a contagem de gols do Santos, sem dúvida alguma vinha sendo mais uma atração na bela Praça das Bandeiras para os moradores da cidade, torcedores do Santos e turistas.
No dia da inauguração do relógio lá estiveram presentes o Presidente do Santos Luis Alvaro, o Vice-Presidente Odilio Rodrigues, o Vice-Prefeito de Santos Carlos Teixeira Filho, o Secretário de Esportes do município Paulo Musa, o Diretor-Presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos (FUPES) Rogério Sampaio, entre outras autoridades, mas agora após o lamentável ato de vandalismo, ninguém se manifestou sobre o ocorrido e sobre providências que espera-se sejam tomadas, enfim, uma situação lamentável em todos aspectos!
Como é de conhecimento público, não é a primeira vez que um símbolo que faz parte da celebração do Centenário do Santos é alvo de vândalos, recentemente a imagem de um ex-atleta do clube foi pichada no muro do CT Rei Pelé, fato de grande gravidade, pois a imagem que lá constava era parte integrante do projeto “100 Anos de Futebol Arte” liderado pelo artista plástico Paulo Consentino, e que conta no muro do CT Rei Pelé, por meio da arte e década a década, a história centenária do glorioso Santos Futebol Clube.
A discussão sobre esta ocorrência, não pode ter como foco as atitudes, a ingratidão e as decisões do ex-atleta do clube, pois uma obra de arte, que celebra o centenário do clube, instalada num local que é patrimônio do mesmo, foi lamentavelmente alvo de vândalos, este é o ponto!
A ocorrência em si é inaceitável, o mínimo que se espera é que a Diretoria do Santos em conjunto com a autoridade policial local tenham tomado as devidas providências. Aliás, o Santos Futebol Clube, deveria vir a público e informar sobre os desdobramentos do caso, pois uma ocorrência com tal gravidade não pode ser simplesmente esquecida e passar em branco no que diz respeito a uma punição exemplar dos vândalos que protagonizaram atitude tão lamentável.
Por ora, é só! Deixe seu comentário e até o próximo post!
– Torcedor do Santos FC por hereditariedade.
– Sócio do Santos FC desde 08/2006.
– Ex-Diretor Social da Associação Movimento Resgate Santista
– Membro da ASSOPHIS (Assoc. dos Pesq. e Historiadores do SFC)
– Membro da Confraria do Futebol Paulista/Por um Futebol Melhor
– Membro do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol)
– Colecionador de livros sobre o Santos FC e seus ídolos.
– Campeão do Quiz do Torcedor no Navio do Centenário.
– Mantenedor do Blog DNA Santástico.
– Mantenedor do Instagram @dnasantastico