Há exatos 56 anos, o então menino Pelé marcava seu primeiro gol contra sua maior vítima, o Corinthians.
A partida fazia parte das comemorações do 45º aniversário do Santos FC e foi realizada em Vila Belmiro. Pelé, ainda com apenas 16 anos anotou um gol na vitória de 5 a 3. Alfredinho, Tite, Pagão e Baltazar (contra) completaram o marcador para o quadro do time alvinegro praiano. Segundo o Almanaque do Santos FC o Peixe formou com Manga; Ivan, Ramiro Valente, Hélvio Piteira (Cássio) e Brauner (Fioti); Urubatão e Álvaro Valente; Dorval (Afonsinho), Pagão, Pelé e Tite (Alfredinho). Era o começo da freguesia…
Dois encontros depois desse primeiro gol, em partida valida pelo Campeonato Paulista, Pelé voltou a marcar, em um “hat-trick”. O jogo terminou empatado em 3 a 3 e valeu ao rival a conquista da Taça dos invictos oferecido pela Gazeta Esportiva pela série de 25 jogos de invencibilidade, o time completaria mais dez jogos totalizando 35 jogos.
A série invicta só durou até encontrar o Santos novamente na Vila Belmiro, e perder por 1 a 0 com gol do ponta Dorval, nessa partida, Pelé foi expulso pela primeira vez. Pior que a quebra da sequência invicta, o Santos dificultou a vida do rival pelo título, o que acarretou no título do São Paulo FC.
Ao total, Pelé marcou 50 gols em 48 jogos contra o rival. Com 24 vitórias contra 9 derrotas e 15 empates.
Algumas publicações sobre o REI incluem um jogo cancelado do dia 19/10/1969 em que Pelé anotou um gol. O jogo foi interrompido no intervalo pela forte chuva. Não entra na estatística oficial.
Além desse jogo de 1969, outro jogo que não entra em estatísticas de jogos do Santos, apenas do REI, é o amistoso da Seleção Brasileira contra o Corinthians em 1958 vencido pelo escrete canarinho por 5 a 0 com gols de Pepe (2) Garrincha (2) e Mazola. Pelé não anotou nenhum gol, foi substituído por Vavá depois de uma entrada dura do zagueiro Ary Clemente.
Reza a lenda que o Rei achou tão desleal a entrada que o deixou de fora dos dois primeiros jogos da seleção na Copa, que jurou que enquanto jogasse, o Corinthians não seria campeão.
Coincidência ou não, Pelé se despediu no Cosmos no dia 01/10/77 e o Corinthians foi quebrar seu jejum em 13/10/77.
Santos x Corinthians na Era Pelé
Reveja alguns dos 50 gols de Pelé contra sua maior vítima:
Colaborou neste post com texto e imagens: