Santos Futebol Clube e Flamengo-PI jogam nesta quarta-feira (10/04) às 21:50, no estádio Alberto Silva – Teresina-PI, em partida da Copa do Brasil 2013.
Abaixo segue um interessante RAIO X preparado pelo amigo e pesquisador Evaldo Rodrigues sobre este confronto.
Começa nesta quarta-feira para o Santos mais uma Copa do Brasil, será sua 11ª participação e tentará seu segundo título. Seu primeiro adversário vem de um estado da federação com pouquíssima participação no cenário esportivo nacional, o Piauí.
O time é o Flamengo, homenagem ao rubro negro carioca. Inclusive, além do carioca, o único Flamengo que o Santos enfrentou é justamente o Piauiense.
O Santos só disputou duas partidas contra times piauienses, além do adversário de quarta-feira, o Santos enfrentou e venceu (2×0) o Piauí no Brasileiro de 1986, Dino Furacão, que começou “arrasador” com a camisa do Santos foi quem fez os dois gols.
Mas falando de Flamengo, o Santos jogou apenas 01 vez e foi em 08 de dezembro de 1976, em um amistoso no mesmo estádio do jogo de quarta.
Segue a ficha técnica do jogo retirada do Almanaque do Santos FC do meu querido amigo Guilherme Nascimento:
Flamengo-PI 2 x 4 Santos FC
Local: Albertão
Amistoso
Juiz: Artur Bráz
Público: 10.116 pagantes
Renda: Cr$ 84.065,00
Gols: Ailton Lira, Ailton Lira, Julinho e Jorginho Maravilha
SANTOS: Wilson Quiqueto (Pedrinho): Fernando (Bianchi), Ailton Silva, Édson e Almeida; Neto, Ailton Lira e Zé Mário; Nilton Batata (Juary), Tata (Jorginho Maravilha) e Julinho (Admundo). T = Zé Duarte.
OS RAIOS
Será a primeira vez que um dos raios enfrentará o Flamengo, e também um time do Piauí.
Pelé havia encerrado sua vitoriosa passagem no Santos Futebol Clube dois anos antes, mas tinha deixado uma torcida sonhadora e exigente, este time de 1976 apesar das presenças de Ailton Lira, Nilton Batata e Juary que dois anos depois faria história na Vila como “Os Meninos da Vila” era um time sofrível e que desesperava a torcida peixeira.
ELENCO ATUAL
Engana-se quem pensa que do “elenco atual” não havia ninguém naquele jogo de 1976.
O auxiliar técnico Tata era ponta direita naquele jogo e deu lugar a Jorginho Maravilha, que inclusive fez um dos 4 gols.
Esta semana, Tata poderá ser o técnico do Santos, devido ao recente mal estar sofrido pelo técnico Muricy Ramalho.
São 84 times neste momento buscando o título da Copa do Brasil deste ano (02 times já foram eliminados), então vamos nessa, pois agora é só torcer por mais uma vitória do Peixe!
Colaborou neste post: