Hoje a lendária Vila Belmiro (templo sagrado do futebol mundial) completa 96 anos.
A primeira vez que a diretoria santista se reuniu para discutir a compra de um terreno para a construção de um campo de futebol foi no dia 14 de julho de 1915. Luiz Suplicy Júnior, Harold Cross, Sebastião Arantes Nogueira e Francisco Viriato Corrêa da Costa eram os integrantes da comissão, sob a presidência de Agnello Cícero de Oliveira, que tinha como seu vice o Dr. Alvaro de Oliveira Ribeiro (avô do atual Presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro).
Durante o período em que Agnello adoeceu, Dr. Alvaro de Oliveira Ribeiro assumiu a presidência por alguns meses. Nesta época, iniciou-se de fato as negociações que resultaram na aquisição do terreno de 16.650m² localizado no bairro Vila Belmiro para construção do estádio do Santos. Quem formalizou a escritura foi Tennyson de Oliveira Ribeiro, seu sobrinho e primo de Luis Alvaro.
A inauguração da Praça de Esportes adquirida pela diretoria do Santos FC tinha sido marcada para o dia 20/08/1916, mas devido ao falecimento do Dr. Álvaro de Oliveira Ribeiro, então vice-presidente do clube, a solenidade foi adiada.
Em 12 de outubro de 1916, o Santos F.C. inaugurava sua Praça de Esportes e no dia 22 do mesmo mês abria as portas para o primeiro jogo de sua história. Era domingo, e o Santos FC, que já havia jogado 47 partidas fora da Vila desde sua fundação, não poderia fazer uma festa de inauguração melhor do que com uma vitória por 2 a 1 diante do Clube Atlético Ypiranga.
Adolpho Millon Jr, sócio-fundador do clube, foi o autor do primeiro gol da Vila Belmiro, sendo Jarbas o segundo marcador. O primeiro time a atuar na Vila mais Famosa do mundo era formado por Odorico; Américo e Arantes; Pereira, Oscar e Junqueira; Millon, Marba, Tedesco, Jarbas e Arnaldo.
A proposta para adoção do nome foi realizada em Reunião de Diretoria em 17 de março de 1933, quatro dias após o falecimento de Urbano Caldeira. O autor da proposta foi o sempre presente Ricardo Pinto de Oliveira. Em reunião do Conselho Deliberativo de 24 de março, tal proposta foi aprovada por unanimidade e a Praça de Esportes passou-se a chamar: PRAÇA DE ESPORTES “URBANO CALDEIRA” em homenagem ao patrono Sr. Urbano Villela Caldeira Filho.
De lá para cá o estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro) foi o palco de grandes jogadores e espetáculos protagonizados pelo Santos Futebol Clube.
Além de ser palco de tantas partidas, clássicos e amistosos da equipe profissional, o estádio também já recebeu jogos das categorias de base do clube, da extinta equipe de Futebol Feminino e, em dezembro de 2010, abrigou um amistoso de Futebol Americano da equipe do Santos Tsunami contra o Osasco Soldiers.
Muitos craques de bola já passaram e desfilaram talento pelo gramado da Vila. Entre eles o melhor de todos em todos os tempos, Pelé, o Rei do Futebol.
Além do Rei Pelé e de tantos outros craques, eu, que na infância sonhei ser jogador de futebol, também tive a oportunidade de jogar em duas oportunidades no templo sagrado.
Como torcedor já assisti inúmeros jogos e vivenciei momentos marcantes na Vila Belmiro. Houve uma vez que até apareci na telinha da Globo:
Creio que ninguém definiu melhor a Vila Belmiro do que o nosso atual Presidente, adoro esta frase dele:
“A Vila é o nosso templo sagrado. Ela está para o santista como Meca para os muçulmanos, Jerusalém para os judeus e o Vaticano para os católicos.”
Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro
Bom, é isso aí! Parabéns Vila Belmiro (Estádio Urbano Caldeira) pelos 96 anos de história e glórias.
Fonte de pesquisa: Santos Futebol Clube e Livro: Santos Foot-ball Clube – O Nascimento de um Gigante | A História da Fundação (Gabriel Davi Pierin – Realejo Livros – 2011)
Leia também o post: MINHA PRIMEIRA VEZ NA VILA BELMIRO